quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O paraíso da água doce e seus encantos gastronômicos



A cidade alagoana, Pão de Açúcar, localizada a 244 km de distância da capital Maceió, no alto sertão, além de encantar seus visitantes e turistas com sua beleza natural, banhada pelo “Velho Chico” e abençoada pelo coração de Jesus, recebe de braços abertos milhares de pessoas durante todo ano, dos quatro cantos do Estado de Alagoas e circunvizinhos, como: Sergipe, Pernambuco, Bahia e outras regiões, como sul e sudeste.
Com uma população hospitaleira e agradável, seus visitantes sentem-se em casa, não faltam lugares para serem apreciados. Com uma vista maravilhosa ao fundo, do Rio São Francisco, o mais conhecido como: “Velho Chico” Conta com churrascarias e restaurantes com os mais variáveis cardápios, além de seus pratos típicos locais que vão dos mais simples ao sofisticados.
Lugares para hospedagem não faltam, mesmo sendo uma cidade pequena, ela oferece o Hotel dos Viajantes, Pousada de Leônidas e Pousada Porta do Sol. Suas churrascarias e restaurantes mais conhecidos são: Churrascaria do Pinto, Churrascaria Redentor, Restaurante Boi na Brasa e Quiosque Dec.
Sua gastronomia é de se dar água na boca, pratos puramente sertanejos, como: ensopados de camarões, peixes (Tubarana), pitu, sarapatel, mocotó, cozido de carne, pirão de peixe e carne, são acompanhada de uma boa comida caseira (Arroz branco, feijão caseiro ou tropeiro, saladas das mais diversificadas e farinha de mandioca). O sarapatel é uma mistura de miúdos de boi, cozidos num tempero saboroso, já o cozido e feito de carne de boi acompanhado com todo tipo de verduras e os pirões são feitos com os caldos da carne ou do peixe mexidos no fogo, acrescentados de farinha de mandioca. O mocotó pode ser cozido dentro do feijão ou fora, acrescido de temperos, seu caldinho é muito procurado.
Seu paladar torna-se mais saboroso e atraente, pois seus pratos são servidos em lugares em contato com a natureza, devido à localização de seus restaurantes e churrascarias. Além disso, os turistas e visitantes podem contar com banhos de bicas, rio, riachos, visita a uma réplica do Cristo Redentor no Morro do Cavalete, que tem sua forma de um pão, passeios de lancha e canoas até as ilhas vizinhas, como a Ilha do Ferro onde seu artesanato é produzido e vendido.
Outros pratos da região como a buchada, carne do sol acebolada, quiabada, machichada, também é bastante procurado, gente que nunca comeu acaba provando e se apaixonando ou que é da região e está há muito tempo fora da cidade, voltam para se deliciar e matar a saudade.
Existem os petiscos, para serem saboreados com a velha cerveja e caipirosca, tipo: coração de boi, queijo coalho assado na brasa, tripa de porco, piaba frita, guisados de galinha de capoeira e a caça, como o tatu. Também os churrascos variados (carne de Boi, carneiro e porco). Acompanhado de farofa de manteiga, cebola e vinagrete.
Portanto não perca uma visita a região sertaneja de Alagoas e provem das delícias gastronômicas que lá se tem a oferecer. Pratos meramente saborosos e típicos da cidade, que se localiza em meio a montanhas, banhadas por águas doces e cristalinas, que recebe seu visitante de braços abertos, como é simbolizada através da réplica do Cristo Redentor. Pão de Açúcar – AL “O paraíso das águas doces”.

2 comentários:

  1. é isso ai´gabriela, divulga pra nos esse lugar maravilhoso que pao de açucar. belo trabalho.
    ivan

    ResponderExcluir
  2. Também sou apaixonado por Pão de Açúcar e para quem tem medo do calor do sertão a dica é aproveitar os meses de agosto e setembro quando o calor dá um tempo e chega a fazer um friozinho no final da tarde.

    ResponderExcluir