quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tapioca: Sabores e preferências


A tradicional tapioca feita de farinha de mandioca ao coco ralado, com o passar dos anos veio ganhando novos sabores. Com apreciadores de diversos gostos, seus recheios foram mudando, de coco para os mais variados, sendo eles doces e salgados.


As tapiocas doces são recheadas com leite condensado, goiabada, chocolate, mel, banana com canela, maracujá e leite condensado, calda de uva, goiabada e mussarela, e a famosa, Romeu e Julieta (Coco + goiabada + queijo), entre outros sabores.

Já as tapiocas salgadas, são preparadas de formas diferentes, tem delas que é a massa pura, outras com manteiga e sal, mussarela, frango e catupiry, salame e mussarela, queijo coalho, parmesão, somente frango, coco com queijo, sal e manteiga e só camarão. São diversos os sabores para quem quer experimentar.

Existe tapioca para todos os gostos, fazendo sucesso entre crianças e adultos, que brincam na escolha dos recheios, tornando a degustação mais apetitosa. Há muito tempo que a tapioca é a rainha da vez na orla marítima de Maceió, todos que passam por lá querem provar, essa culinária tipicamente nordestina e sensação alagoana.

São encontradas em barracas montadas no calçadão das praias urbanas de Pajuçara e Jatiúca, com um valor pequeno e acessível, irresistível para quem passa pelas redondezas. Todos os dias da semana, suas vendedoras se encontram por lá, sempre com suas mesas lotadas por moradores da cidade e turistas que visitam a região.

A tapioca alagoana é velha conhecida de todo o nordeste e muitas vezes, é representada por alagoanos em outras localidades nordestinas, que com carinho e amor ao que gosta de fazer, prepara e fornece, em estados vizinhos, como: Sergipe, onde pequenos estabelecimentos agregam o nome da culinária feita de mandioca e coco, acrescentado do codinome do Estado, que se refere ao paraíso das águas.

Ao visitar Alagoas, não deixe de passar pela orla da cidade de Maceió e apreciar os sabores das tapiocas mais vendidas e conhecidas pela culinária, que vem conquistando o paladar de tanta gente ao se hospedar na terra do mar de águas verde - piscina e mornas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário