segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O avanço do determinismo tecnológico no mundo de diversas etnias

O modernismo da sociedade é dado pelo avanço tecnológico, cultural e sócio-econômico, visto claramente na população do mundo inteiro. Essas mudanças influem no comportamento, convívio e perspectiva das pessoas, onde acabam sendo influenciadas a manterem algo, que não se tem nenhum conhecimento ou se quer condições de adquirir ou manter.


Uma das mudanças tecnológicas mais visadas e acompanhadas pelo seu crescimento e inclusão social acelerada, é a internet. Um meio de comunicação aberto, expressivo e acessível por grande parte da população, mais que causa impacto aos mais velhos e facilita para os mais novos.

A internet começou a se destacar nos anos 90, a chamada “Era da informática”, e hoje se espalha por todos os lugares. Pessoas que nem mesmo sabem escreverem ou lerem, utilizam de seus serviços, cidades que até pouco tempo não tinham energia elétrica, nem estrutura e nem equilibradas financeiramente de forma geral, já se é possível ver famílias adquirirem esse tipo de informação e comportamento moderno.

Antes era receptada por computadores enormes, que ocupavam salas inteiras, e agora através de monitores de vários tamanhos, de telefones portáteis e aparelhos eletrônicos de vários tipos, já se é possível acessar a internet, algo que liga pessoas a outras por milhares de quilômetros de distância, tornando-a imprescindível a vida humana, uma vez que hoje é uma ferramenta irresistível e dependente por muitos.

Essa inclusão no meio social vem atraindo cada vez mais um público, por ser de uma praticidade absoluta, de tamanha necessidade para alguns setores. Tudo isso dar-se a um fenômeno chamado “Determinismo Tecnológico”, que não só envolve a internet, mas também outros produtos e serviços.

A sociedade vem se adaptando ligeiramente as conquistas tecnológicas, vivenciando as mudanças impostas pelo avanço do determinismo, que de inicio, em alguns casos obriga a população se adequar, depois a tornando dependente, seja nos limites de um meio social, econômico, cultural ou tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário