domingo, 15 de agosto de 2010

Salgadinho: Esgotos poluem e aumentam o volume do riacho, eis um dos problemas.

Quem vê apenas os trechos do Riacho Salgadinho que atravessam o Centro de Maceió, mesmo diante de tanta poluição, não é capaz de imaginar a quantidade de dejetos que é jogado na água, diretamente sem nenhum tratamento.


Mesmo não sendo a raiz do problema, a maioria das residências do Vale do Reginaldo tem no Salgadinho o depósito para os resíduos produzidos pelas famílias, que vão desde a água utilizada para lavagem de roupas e pratos até as descargas dos sanitários.

A visão que se tem dá a dimensão do que é visto no centro de Maceió, nos locais cortados pelo riacho. A cor escura da água denuncia que o salgadinho é um grande depósito de lixo e esgoto a céu aberto em muitas partes da cidade “escondidas” no meio da periferia.

O grande paradoxo no Salgadinho, é o que destruí ainda o mantém com um volume de água para que possa ser chamado de riacho. Na estação chuvosa, o que é jogado pelo esgoto se junta às águas pluviais e é possível ver o salgadinho cheio. Já no verão, com apenas os dejetos alimentando o riacho, ele perde volume e água.

Um comentário:

  1. Guardo na memória uma cena da minha infância: Um senhor pescando com tarrafa no riacho salgadinho. Ele pescava bem ali no cruzamento com a Buarque de Macedo, onde havia aquela ponte de ferro. A agressão ao riacho foi tão cruel que minha lembrança parece ficção, mas foi bem real o que vi e não faz nem tanto tempo assim ( sou de 70). Do riacho também tenho outra lembrança que parece ficção, um mergulho de uma candidata na foz do riacho provando que ele fora despoluido.

    ResponderExcluir