terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cozinha Alagoana: História e costumes

História


Com a colonização, os navios portugueses que chegavam ao Nordeste traziam alimentos como, o bacalhau e produtos comercializados como, azeite, vinhos, e muito mais. Permitindo aos portugueses manter a cozinha de sua terra natal nos engenhos de açúcar e nas casas-grandes. Com o tempo, as comidas africanas e indígenas também foram conquistando espaço na região.

No século XIX, a comida do povo nativista passou a ser mais assimilada pelas casas-grandes e os bolos de mandioca, de milho e os pés-de-moleque, foram alguns dos sabores que ganharam espaço na mesa patriarcal, além da tapioca e mel.

Ingredientes naturais

Por ser um Estado de costeiras, banhado por rios, lagos, sua região praiana não difere de outras regiões litorâneas, mas a diferença estar na sua gastronomia, feita de produtos naturais, pescados ou produzidos em sua extensão.

De suas praias e rios são pescados, peixes nobres da água doce e salgada, tais como arabaiana, carapeba, pitu, camarões e muitos outros, tornando a terrinha de coqueirais, um verdadeiro festival gastronômico.

Já diante de suas lagoas e manguezais, o sururu, caranguejo, siri e polvos são servidos em toda região ao molho de coco. Moluscos que dar vontade de saborear e repetir por muitas outras vezes.

Costumes de um paladar

Os alagoanos adoram uma boa comida caseira, o feijão carioca ou mulatinho cozido, com carne do sol, charque, costela de boi, verduras e um tempero todo especial não deixa de estar na mesa do alagoano.

Outra comida saboreada é carne do sol com um bom cuscuz de milho no café da manha ou janta, tem daqueles que preferem a macaxeira, batata doce e inhame, acompanhada com uma boa carne guisada e apimentada.

Alem desses pratos tradicionais, existem aqueles que sempre estão presentes no paladar, o bom pirão de ovo, carne e peixe e o famoso arrumadinho, prato feito de feijão tropeiro, charque picadinho, carne desfiada ou picada, verduras cortadas em pequeno tamanho e a farofa de manteiga. Uma receita irresistível.

Doces de frutas cítricas fazem a diferença

Caju, cajá, cajarana, pitanga, pitomba, mangaba, siriguela, jaca, abacaxi, graviola, carambola, pinha, manga, sapoti, acerola e maracujá são frutas encontradas no paraíso das águas e que mesmo cítricas, adoçam o paladar alagoano, através de doces feitos por suas polpas. Também são aproveitadas de outras formas, através de sucos e batidas.

Então ao visitar Alagoas, não deixem de provar as delícias servidas em seus principais pratos, irresistíveis e saborosos. Uma tradição cada vez mais seguida e reconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário