quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lasanha: Uma comida prática e saborosa

De onde vem a lasanha?


Lasanha provém da palavra grega "lasanon" que significa pote de quarto. O termo foi emprestado pelos romanos como "lasanum" para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato, hoje se sabe que vem de lá a lasanha.

Apesar de acreditar que a lasanha é um prato originado da Itália, tem-se evidências que existe um prato similar conhecido como "loseyns" (lê-se lasan), comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, onde se experimentou usar camadas.

Variedades em massa

Suas massas são diversas, tem delas de sabores tradicionais, como as de molho vermelho, a famosa bolonhesa e a de molho branco, feito de leite adicionado ao creme de leite. Seja qual for seu sabor, ela atrai a maioria dos paladares brasileiros, também tornando fácil, prática e rápida sua receita.

São vários os sabores acrescidos a uma massa fina, de forma arrendondada e levada ao forno. Tem dela, de quatro queijos, umas das mais provadas, de frango mais catupiry, espinafre, ricota, milho verde, carne moída, entre outras.

Seus molhos saborosos não deixa dúvidas ao ser provada, o vermelho vivo da bolonhesa abre apetite ao se ver e a de molho branco deixa um se deliciando antes mesmo de provar. A massa tem delas pré-cozida e outras que vocè coloca para ferver, e em poucos minutos está pronta e é só montar-la do jeito que desejar.

Uma das mais práticas a fazer é a de queijo mussarela e presunto, formando tres camadas, uma com o molho, outra com o queijo e outra com o presunto, por cima uma camada de purê de batata e queijo parmesão, depois só levar-la ao forno e em trinta minutos está pronta para saborear-la.

Então vale a pena testar uma receita de lasanha quando se está com pressa e sem tempo para cozinhar, ainda mais quando são atraentes e deliciosas ao ponto de chamar atenção pela montagem do prato e do sabor que foram feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário