quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jornalismo em rede: A cobertura midiática na sociedade global

A rede, sua informação e transmissão


O meio em que a informação chega até uma sociedade é de grande importância. Isso é dado através de uma rede de comunicação, que com o uso de dispositivos e sinais transferidos por via satélite, são distribuídos por canais de transmissão, chegando assim ao seu destino.

Essa cobertura é feita de forma confiável, direta e segura, com dispositivos interligados uns aos outros, a televisão, rádio, internet e impresso fazem correr com potência e agilidade, a melhor notícia, de forma simultânea, exigindo atenção daqueles que a transmitem.

A integração e possibilidade de trocas dessas informações são feitas praticamente em um mesmo instante, em questão de segundos, de qualquer outro lugar, em tempo real. Esse mecanismo é disponibilizado por empresas de comunicação ligada a links entre suas matrizes e filiais.

Por outro lado, a rede é a responsável pela forma em que a notícia é transmitida a população. Uma notícia mal colocada pode causar grande estrago ou até mesmo ajudar em outros casos. Alguns casos são possíveis remediar, já em outros, essa possibilidade torna-se difícil logo de imediato.

A simultaneidade é imprescindível quesito de expor esses fatos. Uma junção ainda com a rede internacional é observada, não generalizando o grupo receptivo, se espalhando mundialmente e de forma mais aberta. Pois os interesses são os mesmos na maioria das vezes, e os nós axiais se fazem necessário a todo esse circulo e a essa ligação.

Também possuem falhas estruturais e contextuais, que às vezes não são notadas, por serem pequenas, mas acabam causando criticas construtivas e positivas que os ajudam a aprimorar. Já de outro lado, elas causam dor de cabeça e processos intermináveis.

A rede jornalística é fundamental na vida de uma sociedade, pois ligada nas coisas que acontecem em volta ao mundo, torna uma grande influência na opinião pública de diversas nações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário