quinta-feira, 19 de maio de 2011

O lugar da psicologia

Psicologia é uma ciência que estuda o passado da mente de um ser humano, compreendendo sua natureza, cumprindo tarefas que nenhuma outra ciência é capaz de distinguir. Ligada à mente e ao cérebro, contribui nas descobertas relativas à experiência e ao comportamento das pessoas.

Uma vez que o cérebro é o órgão mais complexo, abrangendo uma multiplicidade de fenômenos psíquicos, onde requer bastantes níveis de análises, um aprofundamento rigoroso em uma minuciosidade adequada. Aonde o profissional adequa conhecimentos que vai das ciências naturais às espirituais.

Como uma ciência surgida no século XIX, já teve diversas abordagens do que seria, sua definição. Mas uma coisa que relaciona bem ela é a tensão existente até hoje nas suas abordagens, se tornando por natureza, interdisciplinar. Como diz seus fundadores ela é ampla ao dialogo com outras disciplinas correlatadas.
Ela não serve somente para desvendar questões, também é à base de outras disciplinas de interesse social para aplicação prática nos conhecimentos profissionais.

Em seus aspectos, por exemplo, como multiplicidade, ela se iguala as outras ciências, tendo visão tridimensional, orientação espacial, formação de conceitos, percepção de emoções e estado mental, na linguagem e comportamento social e cultural. Embora não havendo teoria para tudo.

Outro aspecto, é que no dia-a-dia da pesquisa, do estudo humano, ela se diferencia na pesquisa ação, por exemplo, o estudo social do bêbe, é diferente do adolescente e do adulto. A única coisa que as unem são suas categorias de significado (As qualidades de percepção, do sentimento, as lembranças e disposições mentais).

Para se trabalhar é preciso que ela esteja relacionada a outras ciências, que a psicologia precisa ser interagida, para que os resultados sejam positivos. Pois ela é uma ciência de auto-ajuda, sensata, reduzindo genuínas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário