quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A vida dura diante da seca

Resenha "Vidas Secas"


A Obra Vidas Secas do autor Graciliano Ramos, é um livro lançado pela editora Record no ano de 2005 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Sua edição é a de número noventa e oito. Contendo 175 páginas, dividi sua história em capítulos e apresenta outras obras de grande sucesso do autor.

Vidas Secas, fala da história de uma família que teve dificuldades sofridas pela seca. Seus personagens são: A Sinhá Vitória, Fabiano, seus dois filhos e a cadela Baleia, sua principal personagem. Ao fugirem da fome, da seca do interior que viviam, encontraram uma fazenda abandonada, esquecida por seus donos que também não tinham condições de ali permanecerem. Então resolveram ficar nela e com o passar do tempo, aos poucos melhoraram de situação.

Certo tempo voltaram a ter dificuldades e fugiram novamente, mas dessa vez sem sua cadela, a cachorra baleia, que morreu pouco antes. Ela foi sacrificada por Fabiano, por estar doente. Baleia sempre foi à fiel companheira da família. E na sua segunda fuga da seca, da miséria que eles passavam, seguiram sem ela e as dificuldades se tornaram maiores, pois a Baleia era quem caçava alimento para eles e dessa vez não tinham com quem contar.

O livro é uma obra completa e bem escrita por um dos maiores escritores brasileiros. Causa impacto de início por se tratar do sofrimento de uma família no interior do país. Uma obra que desde seu princípio mostra a realidade dura das famílias de classe baixa. Vale à pena ler e conhecer esse mundo tão presente na vida de milhares habitantes brasileiros. Talvez se todos conhecerem um pouco dessas dificuldades possa ser atingido pela emoção e ajudar de alguma forma.

Um comentário:

  1. Graça e Paz, passei por aqui para fazer uma visita em seu "espaço virtual", e aproveitando a oportunidade, lhe convido a visitar o [Blog do Ângelo], um blog que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico teológico sobre temas atuais e polêmicos". Visite e confira algumas das mais acessadas postagens: REFORMA PROTESTANTE x CONTRA REFORMA, TV RECORD EXIBE POLÊMICA SOBRE O APÓSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO, BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE: PSICOLOGIA & RELIGIÃO, DISNEY PRODUZ NOVO SEREADO: "BOAS PROSTITUTAS CRISTÃS", TEÓLOGA AFIRMA QUE JESUS PODE TER SIDO HERMAFRODITA, DO FUNDAMENTALISMO AO LIBERALISMO SEM PASSAR PELA REFORMA, DÍZIMO: POR QUAIS RAZÕES MALAQUIAS 3.10 NÃO DEVE SER APLICADO À IGREJA?, UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS, ROMPIMENTO COM O MOVIMENTO EVANGÉLICO, MASTURBAÇÃO É PECADO?, O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O SEXO?, ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO NOS TEMPOS DE JESUS, O QUE ESTÃO FAZENDO COM ALGUMAS IGREJAS?, FILME PORNÔ GOSPEL: ACREDITE SE QUISER!, Anjo de luz que me conduz?, A segunda vinda de Cristo - Arrebatamento, Os dinossauros existiram?, Sexo antes do casamento?, Incoerências na cação "Sabor de Mel", Escatologia 15: A cidade que desce do céu, Halloween, uma festa feliz?, Escatologia 4: A grande tribulação (1ª Parte), Benny Hinn e Kenneth Haggin, Incoerências religiosas, e aínda você encontrará disponível outras inúmeras postagens organizadas em seções especiais, tais como: APOLOGIA, ATUALIDADES, CANÇÕES INCOERENTES, ESCATOLOGIA, HERMENÊUTICA, entre outras. Faça uma visita e confira: http://pbangelo.blogspot.com.

    ResponderExcluir