quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Culinária alagoana

A mais rica em proteínas do Nordeste e a mais degustada do litoral brasileiro


Não diferente da culinária dos outros Estados nordestinos, Alagoas encanta com sua espessa guloseima. Café da manhã, almoço, janta e até lanches, são oferecidos sem seus diversos cardápios, diferenciados e atrativos ao paladar da sociedade em geral.

O café da manhã bem regional é recheado de diversas frutas, cuscuz de milho ou arroz, café preto ou com leite, suco, queijo manteiga e coalho, uma boa manteiga, pão fresco e novo, iogurte, bolo de milho, macazado e brasileira. Uma alimentação forte e saudável, uma vez que suas frutas são produzidas sem material orgânico e tudo feito na hora e servido bem quentinho.

O almoço é bastante variado, que vai de acordo com a região alagoana, sertão, agreste, zona da mata ou litoral. A mesa é repleta de delicias, o velho feijão caseiro, tropeiro, baião-de-dois, arroz de cenoura, arroz branco ou refolgado, macarronadas, lasanhas, misturas como: Carnes das mais variadas, peixe, frango, crustáceos, São extensos os pratos oferecidos e opções para se alimentar bem.

A Janta vem com a velha macaxeira, inhame, batata doce, sopas de verduras, carne, feijão ou frango. Também existem aqueles que gostam de saborear um arroz com leite, o cuscuz também, é muito servido a noite. Já para os que gostam de comer algo diferente ao jantar, preferem a boa lasanha.

O lanche nas grandes cidades é uma boa pizza, sanduíches, salgados e doces. Variados com os dos interiores de alagoas, que variam de milho verde na manteiga, cozido e assado, bolo de fubá e milho, pé-de-moleque, tapioca, e muito mais. Os tipicamente nordestinos, localizados principalmente, no sertão e agreste alagoano.

Realmente, o Nordeste brasileiro tem uma cozinha rica e satisfatória, de bons gostos e típicos cardápios que variam de acordo com cada Estado. Alagoas não difere tanto das demais localidades, mas por ser um Estado cercado de praias, rios, lagoas e coqueirais em todo seu litoral, a deixa com um forte maior nas comidas, que levam coco como principal ingrediente. Uma iguaria rica e que não deixa a desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário