terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bartender: Sua história, especialização e oportunidade de mercado

Drinks, malabarismos e sua forma de atrair




História

Barman é uma palavra inglesa, quer dizer homem do bar, e se refere ao profissional que trabalha em estabelecimentos, servindo bebidas alcoólicas aos seus clientes, mais freqüentemente em bares.

Até hoje não se há registro de origem do barman, mas já existe uma associação que regulariza a função do profissional. A categoria se divide em três fases, o barman clássico, contemporâneo e bartender free style.

Barman Clássico

Conhece a origem das bebidas, sua composição, suas propriedades, sua história, suas características, seus efeitos no organismo e seu infinito potencial gastronômico. Sabe como preparar os diversos coquetéis internacionais e criar suas próprias receitas, bem como decorá-las e oferecê-las.

Barman Contemporâneo

Esse profissional dispõe de todos os conhecimentos do Barman clássico, entretanto, conhece muito bem o estilo de trabalho´free-style´´ Começa na profissão como barback ou bartender. O que o torna diferenciado é o seu conhecimento mais aprofundado de todas as bebidas que estão no mercado nos dias de hoje. Utiliza seus conhecimentos para criar novos aromas, sabores e consistências. Harmoniza com requinte e ciência ingredientes inusitados, antes impensáveis na coquetelaria.

Bartender Free Style

Bartenders treinam malabarismo, pirofagia, acrobacia, e mágica. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas, ou flair, atinge grande popularidade. Existindo diversos torneios ao redor do mundo, premiando os melhores desempenhos.

Seu conhecimento em coquetelaria é básico e se resume a combinar refrigerantes e sucos às bebidas alcóolicas, servindo de forma dinâmica as bebidas de domínio público jovem, como as vodkas icem e os energéticos. Vestem-se de forma a agradar ou impressionar o público alvo da casa, usando boinas, bandanas, faixas, pulseiras, piercings e penteados modernos. Trabalham geralmente em boates, baladas, shows, casas noturnas e eventos em geral.

2 comentários:

  1. Boa tarde Gabriella!

    Achei interessante sua menção a respeito da profissão e digo isso, por não mencionar nenhuma referência ou pesquisa prévia a respeito ao final de seu texto.

    Porem lhe instigo a pesquisar um pouco mais, pois como profissional da área indo para meus 15 anos, percebi que muitos dados aqui no pais se remetem a traduções e observações que contradizem bastante o mercado mundial atualmente.

    Saiba que hoje a profissão de bar é remetida a uma constante evolução aonde a palavra barman não consegue mais se manter em meio a enorme avalanche de dados e hoje é substituída pela menção bartender devido as novas tendências, aplicadas destes mesmos dados, na coquetelaria.

    Querendo saber mais fique a vontade em perguntar, pois acredito que em nenhum momento quero corrigir a sua linha de pensamento, mas sim lhe oferecer uma maior amplitude do imenso horizonte que se tornou a profissão.

    Trocar idéias é sempre importânte, e um verdadeiro prazer, claro!

    ResponderExcluir